O primeiro prêmio na competição DesignByMany para o desafio do Ponto de ônibus foi concedido recentemente a Milos Todorovic pela sua proposta AdaptByMany. Ao adaptar às condições locais, a transferência de ideias estéticas para os usuários, e colocando funcionalidade como seu papel principal, esta proposta se destacou. De acordo com Glenn Katz, um dos juízes de DesignByMany e especialista em educação AEC da Autodesk, a proposta foi escolhida por “sua simplicidade, [... e por] fornecer um kit rico de peças e elementos que podem ser combinados de maneiras interessantes e flexíveis para criar qualquer número de formas respondendo às condições do local.” Mais imagens e descrição de Todorovic, após o intervalo.
Simplicidade foi mais enfatizada com o uso de três materiais básicos para construção – madeira, aço e concreto. Com o uso dos componentes básicos de construção, que podem adaptar-se para qualquer situação dada, as possibilidades de modelos diferentes de abrigo são quase infinitas.
O ponto de ônibus “AdaptByMany” pode ser utilizado praticamente em qualquer lugar do mundo, pois o seu design é funcional, viável e elegante. A fabricação de seus componentes pode ser uma questão de produção local ou pode estimular a cooperação comercial internacional. Além disso, a intenção do ponto de ônibus “AdaptByMany” foi também mostrar a utilização do Revit LT 2013 como o principal software para projetar o abrigo e mostrar também como conveniente pode ser para estes tipos de projetos. Todos os componentes (famílias) foram modelados dentro da versão de teste do Revit LT. Todos os cartazes de apresentação foram feitos com o Revit LT também. (A única adição foi a utilização do Revit 2013 para produzir os renders, o que também mostra a conexão entre os programas.)
Os componentes do abrigo são todos paramétricos e adaptáveis. A maioria dos componentes são do tipo Generic Model Face Based, portanto são facilmente modelados e podem ser adaptados por diferentes técnicas de modelagem. “Esta abordagem apela para meu senso de brincar – você não pode evitar, mas quer começar combinar a moldura, o painel e os elementos para sentar em diferentes formas – mais ou menos como uma grande caixa de blocos de Lego ou TinkerToys. Eu particularmente gosto do modo como a iluminação e a sinalização são tratados como um – é fácil imaginar como os painéis poderiam evoluir para displays interativos para informar e permitir toda uma gama de atividades úteis enquanto se espera o ônibus chegar “-. Glenn Katz, juiz do DesignbyMan e Especialista em Educação Autodesk AEC.
“É versátil, simples, adaptável e facilmente reconhecível.” – Steve Stafford, juiz do DesignbyMany e Consultor Revit.